império otomano na primeira guerra mundial


     Um dos principais países participantes da Primeira Guerra Mundial, o Império Turco é relativamente esquecido do imaginário coletivo de nós brasileiros da atualidade mesmo tendo participado do conflito desde sua parte inicial. Essa potência foi a dominante durante muitos séculos em regiões como os Bálcãs, a Anatólia, o Mar Egeu (a porção oriental do Mar Mediterrâneo) e o Cáucaso. 

    Que tal descobrir algumas curiosidades sobre a participação do Império Turco na Primeira Guerra Mundial? Abaixo, você encontrará 3 curiosidades sobre o Império Turco na Primeira Guerra Mudial:


    1ª curiosidade: O Império Turco ficou do lado das potências Centrais (Alemanha e Império Austro-Húngaro) desde os primeiros momentos da guerra. As pessoas se lembram da Itália no conflito como participante dos países centrais, mas na verdade ela somente fez parte do pacto da Tríplice aliança, mas nunca se aliou a esses países na guerra, permanecendo neutra até 1915, quando entrou no conflito do lado da Tríplice Entente (França, Rússia e Reino Unido). Ou seja, se pensarmos em potências, a Turquia foi a maior aliada da Alemanha e do Império Austro-Húngaro na guerra. Você pode conferir o mapa do lado dos países no conflito no final de 1914 abaixo:



    2ª curiosidade: O Império Turco (ou Império Otomano)enfrentou especialmente o Império Russo, seu inimigo de longa data. Essas duas potências foram rivais durante séculos, enfrentando-se muitas vezes no decorrer dos séculos por questões territoriais. Durante toda a Idade Moderna até sua extinção em 1918 quando entrou em colapso por causa da Primeira Guerra Mundial poucos meses antes desse conflito acabar, O Império Turco, ou Império Turco-Otomano, permaneceu em constante conflito com o Império Russo por territórios e por influência sobre os países dos Bálcãs. Ao final da Primeira Guerra Mundial, ambos os impérios haviam desaparecido. Apesar de ser uma História triste, essa richa deixou belas obras artísticas como a bela pintura abaixo:


Pintura Guerra Russo-Turca (1887) de Vasily Vasilievich Verechagine


    3ª curiosidade: O Império Turco foi muito importante para os países centrais porque ele fechou o Estreito do Bósforo para os navios aliados, impedindo que o exército russo recebesse armas dos seus aliados para sanar sua imensa falta de armas (o que levou ao Império Russo a sofrer muitas baixas por parte de seus soldados irem para o campo de batalha sem uma arma de fogo). Esse bloqueio tentou ser impedido pelo Reino Unido através da operação anfíbia contra Gallípoli, que fracassou e resultou na morte de muitas tropas coloniais do Reino Unido, levando a que as populações de suas colônias ficassem ainda mais descontentes com a dominação imperialista britânica, descontentamento esse que ocasionaria anos e décadas depois a independência de várias colônias britânicas.

Soldados na trincheira durante a Campanha de Galípoli (1915-1916)

    Quer aprender História? então se delicie com nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCTl91LOslLsVOv6hxKp0buQ